03 outubro 2007

Largando a terapia

"Você é livre", foi o que ele disse. E emendou com um desastroso " não dou alta pra nenhum dos meus pacientes, terapia é questão de escolha".
Escolhi, mas ainda preciso criar forças para manter minha escolha.
Termino a terapia como quem termina um namoro. Descobri agora que foi apenas isso, um suscedâneo para uma relação de verdade, uma rota de fuga pra que eu não tivesse que encarar minha própria impotência diante dos homens.
Amor? Nunca foi isso,mas apenas a habitual dependência, minha muleta, meu espelho para não encarar a Medusa que mora dentro de mim.
Agora meus sonhos ficaram tão claros... mas ele não percebeu. Aí é que está o problema, ele era pago pra entender.
Não podemos conversar sobre isso. Há tanta mágoa, tantas incoerências, tanta decepção, que minhas críticas seriam confundidas com agressão. Pode parecer agressivo,mas não é! É apenas minha vida, meus valores, meus sentimentos. É descobrir que nos momentos em que mais precisei de ajuda profissional eu tive um amigo. Um mau amigo.
Amigos eu tenho aos montes, e jamais pagaria pela amizade de qulquer um deles.


É preciso coragem. E essa não é uma das minhas qualidades. Mês passado eu tomei a mesma decisão... não cumpri.
Mas agora não dá mais. Coragem!


Será que existe algum bom psicólogo no mundo? Ou o problema seria da própria psicologia? Não posso avaliar. Em um ano e meio de terapia revi muito de minhas questões profissionais. Do pouco que conheço da teoria, posso afirmar que a prática não foi condizente. Mas o resultado seria diferente se houvesse maior rigor na análise?

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá novamente!

Aqui estou eu, às vezes presente, ás vezes tão distante. Carente de atenção como sempre... talvez um dia eu suma, talvez um dia eu brilhe, sabe-se lá.

Interessante ao ler o teu post, é que a vários meses eu penso em desisitir do meu (longo) tratamento com a minha psicóloga. Confesso que ela é legal, sempre atende quando eu preciso (claro que houve algumas excessões), cobra um preço que eu posso pagar, enfim. Mas ela sempre interrompe a consulta quando eu mais quero falar (e sempre com o papo de quê, falei algo muito importante, fim da sessão. Agora eu tenho que refletir... grrrrr ... eu simplesmente odeio isso.) e isso a tempos começou a me aborrecer.

Também sinto receio de falar certas coisas com ela. Coisas referente a sexo, relacionamentos, enfim. Coisas muito relevantes mas a frieza dela e o olhar de "juíza" me faz acanhar. E isso dura a mais de 4 anos... tratamento loonnggooo...

Eu penso (e isso reflete uma opinião de leigo) que um psicólogo tem que ter uma certa intimidade com o paciente, fazê-lo se sentir em casa, muito a vontade. Não apenas ouvir e depois falar ou ficar questionando toda hora o porquê disso, o porquê daquilo. E eu não me sinto bem com a minha psicóloga e tenho vontade, muita vontade de dizer isso a ela. Já disse que outrora pensava em desistir das consultas, mas falta-me coragem de falar o que realmente sinto, da minha insatisfação diante do "serviço" prestado.

O que eu preciso mesmo é de amigos. Amigos humanos.

Estou cansado das sessões, cansado de acertar o que ela vai dizer, de quando ela vai terminar a sessão, do que ela vai dizer no começo da sessão, enfim. Cansado de estar ali simplesmente por estar, por não ter mais ninguém conversar sobre aquilo que me mata.

Acorrentado???


Huh, repare nos meus post's e você verá que pouco mudou em mim ao longe de dois anos.

E estou cansado de ser esse "eu".

Tenha um bom domingo.

17:11  
Blogger Esposa said...

Bem, diferente de você eu não penso em largar tão cedo a minha psicóloga, bem que eu queria, mas não posso ainda. Sinto que tenho uma certa dependência dela. Toda semana escolho todos os assuntos que posso colocar para fora, ela me entende e isso é fantástico. Ou não, mas acho que sim. Acabo conseguindo falar com ela mais sobre mim do que conseguiria falar com qualquer outra pessoa. Acho que acertei na psicóloga. Depois de passar por tantas, encontrei uma que parece me acolher.

Pois é, lá se vão anos de terapia e não sei quantos mais serão preciso para eu ter coragem de dizer a ela "adeus".

Beijos e me visita www.diariodeumaconvertida.blogger.com.br.

15:42  

Postar um comentário

<< Home